quinta-feira, 5 de março de 2009

03/3 - dia 12 - 166km / 4110km Calama - Chuquicamata



Logo cedo fomos conhecer uma aldeia chamada Chiu Chiu reduto dos indios Pukara. O vilarejo e minusculo e tem uma igreja muiiiito antiga. La compramos dos nativos um artesanato feito no local.

Em seguida por recomendacao do nativo pegamos uma estradinha que margeava um riozinho no fundo do vale uns 7/8kms depois chegamos nas ruinas de Lasana ( nada a ver com o prato italiano hemmm.. ) muito bonito, impressionante imaginar que ha seculos atras viveu ali uma civilizacao nas condicoes existentes....

De la fomos visitar a mina de cobre de Chuquicamata, que segundo eles e a maior do mundo. Realmente eles devem ter razao, o buraquinho da minha tem 1 km de profundidade por 5km de comprimento, e la no fundinho tem um tunel que esta 300m abaixo.

Eles tem 99 caminhaozinhos que pesam vazios 270 toneladas e carregam mais 330 de carga, so o motorzinho deles pesa 5000 kilos. O transito e feito em maos inglesa para facilitar a visao dos operadores dos caminhoes.

Explicando eles nao conseguem ver nada que esteja ha alguns metros do caminhao que tem 6 metros de largura, por isso todos os carros tem uma antena de uns 5mts de comprimento com uma bandeirola vermelha e uma lampada que pisca na ponta, pois se tiver a lampada e a bandeira o operador do caminhao sabe que ali abaixo existe um carro para ele passar por cima...

De volta ao Hotel plantei minha arvore chilena; trata-se de uma acacia que segundo o endedor e uma arvore da regiao e e de pequeno porte. Quem vai cuidar dela e o Carlos Molina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário