segunda-feira, 16 de março de 2009

16/3 - dia 25 - 525km / 7459 - Chiclayo / Tumbes



Meus amigos,

Sai cedo de Chicalyo e peguei a Panamericana Norte em direcao a Tumbes, onde estou agora. Fui parado amigavelmente uma vez pela policia que nem sequer pediu os documentos, me desejaram boa viagem etc...

Em outro ponto da estrada os guardas, estavam encostados no carro, qdo perceberam a placa estrangeira deram um pulo e um toque na sirene, como meu vienatone esta vencido, continuei rodando e nada aconteceu, esta claro que esses iriam morder tambem...

Nesse trecho, ha muito verde, principalmente arroz e cana de acucar. Vi os caras semeando cana em pleno deserto, ao lado de cada linha plantada ha um pequeno tubo que irriga a plantacao por gotejamento, e no Brasil a gente nem precisa pensar nisso.. quanta diferenca....

Em alguns lugares a paisagem lembra um pouco o Nordeste, seco, mas com muito verde, linhas de coqueirais no horizonte por tras das plantacoes de arroz muito verde, dao um toque bucolico a paisagem, muito bonito mesmo.

A estrada passa por dentro de varios vilarejos e o transito e caotico, o carro fica sitiado por triciclos que vem de todo lado, e preciso tomar muito cuidado para nao se envolver em acidente. Na estrada mais do mesmo, pa carregadeira na pista.

Cheguei em Tumbes e me alojei em um hotelzinho na saida para o Equador. Amanha se tudo correr conforme previsto cruzarei a fronteira e irei para Guayaquil. As fotos devo postar amanha ou depois, fiz uma bobagenzinha e nao sei consertar, estou esperando ajuda dos universitarios...

Um detalhe que eu ia me esquecendo, aqui no Peru os postos de gasolina sao chamados de grifo (?!), e apesar do pais utilizar o sistema metrico decimal, o combustivel e vendido em galoes (?!). Um abraco a todos e uma vez mais grato pela companhia.

2 comentários:

  1. os universitarios estao chegando..nao se preocupe!!!

    ResponderExcluir
  2. Interessante a sua opção pelo litoral (aliás, pelas suas fotos, até agora nada extraordinário). Entretanto, Guayaquil é uma cidade com muita história. Foi lá, que no ínicio do séc. XIX, o libertador venezuelano, Simon Bolivar (que em nada se parecia com o Hugão) e o argentino, San Martin, que pela origem deveria ser tão brega, quanto o Menen se encontraram. Ambos eram líderes da libertação da América do domínio espanhol. Mas, como todo latino-americano tinham inúmeras divergências. O Bolivar, queria unir toda América sob uma República (hoje, o Hugão diz para o Morales e para o Correa, que é o Bolivar reencarnado!!)e o Martin, fragmentá-la em estados monárquicos(pode?). Bem, para comemorar o desastrado encontro, criou-se a taça "libertadores da América"...uma alusão a "solidariedade" entre os países da A/Sul esse amor que nós curtimos pela Argentina.
    Abs

    ResponderExcluir